Bíblia Dake: CPAD determinou nova revisão

Pastor marcos neres

Já é sabido que a CPAD não acolheu a determinação do conselho de Doutrina da CGADB de suspender a venda da polêmica Bíblia Dake. Em vez disso, a direção da Casa determinou uma nova revisão das notas, que teria suprimido os problemas apontados pelo conselho de Doutrina. Mas não creio que alguma revisão possa resolver o problema da Dake, por uma razão muito simples: numa obra desse porte e dessa complexidade, as convicções doutrinárias do autor estão arraigadas à estrutura do texto. Referência indiretas, ideias latentes e observações complementares estão presentes toda a obra, criando vínculos tão fortes e numerosos que tornam a sua remoção impossível. Digo isso com base na experiência em quase vinte anos de trabalho editorial que me permitiram conhecer, entre outras coisas, a dinâmica de várias Bíblias de estudo.

Ainda que se retirem todas as declarações heréticas que estão à superfície (o que já acho difícil), as amarras internas permanecem. Pior ainda, muitas afirmativas parecerão sem sentido ou como links quebrados. Não adianta, ninguém vai transformar Finis Dake em Donald Stamps.

O próprio Conselho de Doutrina parece ter percebido isso, pois nas palavras do seu presidente, pastor Paulo Roberto Freire da Costa, e do presidente da Comissão de Apologética, pastor Esequias Soares da Silva, “trata-se de um pensamento que norteia todo o texto, não se tratando de casos isolados” (grifo nosso).

Resolvi publicar esta postagem porque o Conselho de Doutrina e a Comissão de Apologética se reuniram com representantes da CPAD na última sexta-feira, dia 26, em Campinas, e sei que essa nova revisão foi apresentada. No entanto, considerando a declaração anterior (acrescido do fato de a Casa não ter obedecido à determinação citada no início), acho difícil que a nova versão tenha convencido o Conselho e a Comissão — é aguardar o pronunciamento oficial desses órgãos para saber.

(Leiam também a nota do pastor Geremias do Couto.)

0 comentários:

Postar um comentário

 









© 2010-2011 Todos os direitos reservados - Editado Por Oscar Tigre - Template Para Blogspot Blogger